A equipe conquistou a medalha de bronze na II Taça das Nações de Futsal Feminino, realizada na cidade de Lagoa do Algarve, em Portugal. Considerando o principal torneio feminino internacional de futsal, já em sua segunda edição, por reunir grandes equipes desta categoria de vários continentes, o torneio que em sua primeira edição foi conquistado pela Associação Sabesp, desta vez teve como campeã a equipe da Europa o Femesala Elche, atual campeão da Liga da Espanha. Grandes equipes da Ásia, América do Norte, América do Sul e Europa, disputaram o título mais cobiçado da categoria feminina e mostraram o excelente nível que a categoria feminina atingiu.
Cansaço e fuso horário destroem sonho do Bi
Jogando quatro partidas em menos de 68 horas a equipe brasileira, a campeã da 1ª edição, venceu 3 partidas e perdeu apenas uma, justamente para as campeãs do Femesala Elche. Após viajar mais de 16 horas, as atletas paulistas chegaram ao destino e apenas uma hora após estarem devidamente alojadas, já entraram em quadra para o jogo de abertura. Este amistoso foi contra a equipe da cidade anfitriã o Chelagoense. Apesar de todo o cansaço as paulistas venceram a partida por 9 x 2, graças a fragilidade da equipe local.
Devido a tabela to torneio, em menos de 24 horas as brasileiras entravam em quadra oficialmente para enfrentar a forte equipe espanhola, para fazer um jogo considerado por todos como a final antecipada do torneio.
Jogo
As paulistas conseguiram impor seu ritmo, mas este dominio durou até a metade do primeiro tempo, mantendo a partida equilibrada e com poucas oportunidade para amobos os lados. Surpreendentemente em uma jogada sem menos perigo a ala Damiana fez um recuo de bola contra o próprio gol, mas a bola entrou. E assim gratuitamente as espanholas saíram na frente no confronto. Esta fatalidade protagonizada pela ala foi apenas o inicio do desastre que poria fim ao sonho sabespiano de conquistar o bicampeonato em terras portuguesas. Visilvelmente abatidas com o ocorrido as jogadoras brasileiras não conseguiram conter as espanholas e levaram ainda mais dois gols e o 1º tempo terminou 3 a 0. No 2º tempo as brasileiras tentaram recuperar mas o cansaço provocado pelo fuso horário, somado a excelente qualidade da equipe espanhola resultou no placar 6 a 2, sendo esta a maior derrota internacional sofrida pela Sabesp.
1º jogo = Sabesp 2 x 6 Femesala Elche (Espanha)
2º jogo = Sabesp 2 x 0 Fun Ladies (Japão)
Agora na rodada final, na disputa de 3º e 4º lugar que aonteceu a grande exibição que encantou o público, que lotou o ginásio da Lagoa. As brasileiras venceram as campeãs da Ucrânia, do Bilichanka por 8 a 1, com grande performance das atletas Bruna Franklin Basilio que marcou 4 gols e foi eleita a MVP (Most Value Plater) do jogo e da goleira Paulinha que literalmente fechou o gol brasileiro. Esse resultado foi comemorado pelo grande público presente, inclusive por muito brasileiros que lá estavam, diminuindo a decepção de toda a equipe por não estar disputando mais uma vez o título. Na grande final o Femesala Elche venceu o Benfica de Portugal por 5 a 1.
*A craque Márcia Honório foi convidada para atuar no certame onde fez sua despedida internacionalmente como atleta e técnica, pelos revelantes serviços prestados durante os 12 anos da existência do futsal feminino da Associação Sabesp, onde atuou como atleta e técnica.
Fonte: Revista Craque, nº 23




Nenhum comentário:
Postar um comentário