sábado, 28 de maio de 2011

Futsal feminino paulista terá Metropolitano e Estadual

No último sábado (26), foi feito o Conselho Arbitral, que definiu a fórmula de disputa e chaves das quatro categorias do Metropolitano. A reunião foi realizada na sede da Federação Paulista (FPFS), no centro da capital.

Ao invés de se chamar Paulista do Interior, a competição terá o nome de Campeonato Metropolitano. Será durante todo o primeiro semestre e envolverá as categorias Principal, Sub 20, Sub 17 e Sub 15. A entrada da categoria Sub 15 no nível federado é a novidade, antes disputada apenas no nível aberto (ou Série Bronze). A única categoria que permancerá como Campeonato Aberto será a Sub 13.

O tamanho mínimo de quadra foi liberado para o Metropolitano. Para o Estadual, que ocorrerá no segundo semestre, haverá obrigação de que a quadra tenha, ao menos, 36 metros de comprimento por 18 de largura. Para a súmula on line haverá obrigatoriedade. O vice-presidente Bruno Maracin alertou aos clubes que devem providenciar a estrutura necessária (notebook ou computador, conexão com a internet e impressora) já que não haverá mais a tradicional súmula de papel - ela será usada pelo anotador apenas em caso de falha na conexão.

O Metropolitano começa no fim-de-semana de 26 de março. O Estadual - que valerá vaga para a Taça Brasil 2012 - terá o seu Conselho Arbitral no começo do segundo semestre.

Mudanças no cenário das equipes

O número de equipes inscritas seguiu o padrão de cada faixa etária nos últimos anos. No Principal, 13 agremiações se inscreveram, assim como no Sub 20. O Sub 17 contará com oito equipes. E o inédito Sub 15 terá cinco. Vale lembrar que o feminino é considerado Série Prata, não havendo Série Ouro para as mulheres na FPFS.

O cenário de equipes apresentou muitas mudanças - instabilidade que é típica na modalidade. O São Caetano Futsal apresentou-se com uma nova parceria: não conta mais com Corinthians e Unip, mas terá apoio de outros parceiros, inclusive da Associação Sabesp. Clube com o maior número de títulos no futsal feminino nacional, a Associação não terá sua tradicional equipe em 2011. Os caetanenses estão na categoria Principal.

Nos mata-matas, índice técnico determinará confrontos

As fórmulas de disputa apresentaram poucas diferenças entre as quatro categorias. No Principal, Sub 20 e Sub 17, as equipes foram divididas em dois grupos. Os jogos serão em turno e returno dentro do mesmo grupo. No Sub 15, foi feito um grupo único, em função da pouca quantidade, seguindo os confrontos em dois turnos.

No Principal e Sub 20, classificam-se quatro equipes de cada chave, totalizando oito qualificadas. A partir daí, começam os mata-matas (em ida-e-volta) até se conhecer o campeão metropolitano de 2011. Todos os cruzamentos serão determinados de acordo com a posição no índice técnico (divisão do número de pontos pelo número de partidas). Nas quartas-de-final, o 1º pegará o 8º, o 2º ao 7º, o 3º ao 6º e o 4º ao 5º, sempre com vantagem para a melhor campanha. Ou seja, nesta fase, equipes da mesma chave podem acabar se enfrentando. Na semifinal, fará-se um novo cálculo do índice técnico, com os confrontos de 1º x 4º e 2º x 3º.




CHAVE "A"
CHAVE "B"
Kurdana/Cotia
Pindamonhangaba
Poá
Taboão da Serra
Jacareí
II Exército/Osasco
Palmeiras/Barueri
Clipper
Multforça/Guarulhos
Mogi das Cruzes
São Caetano Futsal
São Carlos
Bebedouro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Resumo do ano de 2016.

Adicionar legenda Bruninha neste ano de 2016 esteve representando a equipe C.A.F.E. FUTSAL FEMININO/UNIPAR/CIANORTE e SANTA CRUZ DO R...